domingo, 14 de abril de 2013

O Búfalo – Clarice Lispector (resumo)

    Uma mulher completamente ingênua e bondosa vai a um zoológico a procura de um animal que demonstrasse ódio para encontrar o seu próprio ódio no coração.
    Ela procura o tal ódio em diversos animais, porem só encontrava amor nos animais como o leão na maior tranquilidade com a leoa, a girafa com sua tola inocência, o hipopótamo com seu humilde amor, o macaco e a doçura nos seus olhos e todos animais que a moça avistava, ela sentia apenas um sentimento: Amor. Mas não era isso que ela procurava, era apenas ódio, ódio por causa de um homem que apenas cometeu o crime de não ama-la.
    Enfim, após ela passar pelos animais mais ingênuos, ela avista um búfalo, um búfalo solitário e tranquilo que não demonstrava nenhum sentimento. Era um búfalo negro, forte e cascudo que pareceu ter notado a presença da moça naquele lugar. Os dois se encararam, a moça sentiu o tranquilo ódio dentro daquele animal. O búfalo se aproximou vagarosamente da moça que parecia encontrar seu ódio através daquele búfalo. A moça estava muito fraca e com tontura depois do passeio na montanha russa, então bastou o búfalo se aproximar da grade onde a mulher desabou vendo apenas um céu e um búfalo.

5 comentários:

  1. faltou explicar a epifania

    ResponderExcluir
  2. Um texto perfeito p uma leitura e interpretação bem direta. Entendo q a epifania esteja na novidade entre os animais, por não denunciarem o instinto violento q é de suas naturezas. Lind.

    ResponderExcluir