terça-feira, 14 de maio de 2013

Síntese do conto: Os laços de família- Clarice Lispector


    O conto fala sobre uma mulher chamada Catarina que recebe sua mãe Severina em casa por duas semanas. Quando chegou o momento de Severina partir, o marido de Catarina, Antônio e a própria senhora encheram os olhos de alegria, já que os dois não se davam bem.
    A caminho da ferroviária, percebemos que Catarina e sua mãe nunca foram tão apegadas e que elas levavam um sentimento de pouco carinho e amor entre si.
    Quando sua mãe parte, Catarina volta para casa e vê seu filho “magro e nervoso” assim como havia sido descrito pela avó, chamou sua mãe em um tom diferente do que o menino de 4 anos costumava usar. A moça resolveu levar o filho para passar, dar um volta. Quando Antônio se deparou com a imagem da mulher passeando com o filho, começou a refletir por que não conseguia ter momentos felizes sozinhos assim como ela? Por que só tinha seus momentos de alegria ao lado de Catarina? Isso fez com que o rapaz decidisse que quando Catarina chegasse ele a levaria ao cinema. Pois depois do cinema, já seria noite, então “este dia se quebraria com as ondas nos rochedos do arpoador.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário