quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Resumo das Biografias e das Crônicas dos Autores

Rubem Braga:

Rubem Braga nasceu em Cachoeira do Itapemirim, no dia 12 de Janeiro de 1913. Iniciou seus estudos em sua cidade natal, porém, foi enviado para Niterói após chamar o professor de burro.
    Se formou em Belo Horizonte e por lá se casou em 1936, com Zora Seljan Braga e tiveram um filho.
    Rubem Braga foi jornalista, repórter, redator, editorialista e cronista em jornais e revistas do Rio.
    Na noite de quarta feira de 1990, Rubem Braga Morreu sozinho, assim como desejava, devido a uma parada respiratória.

Cronica escolhida: A Outra Noite
    na cronica: "A Outra Noite" o autor cita uma conversa entre dois amigos num táxi onde um deles diz que por cima daquelas nuvens fechadas e cinzentas (em um dia de chuva), havia uma lua cheia e linda que fazia os olhos brilharem e isso fez com que o motorista do táxi ficasse curioso e mesmo não conseguindo enxergar o que o passageiro dizia ele ficou muito agradecido por faze-lo enxergar algo diferente, de uma outra maneira.

Mário Prata: 
Mário Alberto Campos de Morais Prata é em escritor, jornalista e dramaturgo brasileiro que nasceu em Uberaba em 11 de fevereiro de 1946. Desde os dez anos de idade Mário já escrevia no laboratório de seu pai, eram crônicas que falavam sobre a dúvida de Deus existir. Ele era o redator no jornalzinho de sua escola, e mais a frente, aos quatorze anos, teve uma coluna social no jornal “A Gazeta Lins”, que era seu vizinho de frente. Depois de algum tempo, Mário começou a fazer tudo no jornal, em funções como repórter, editor, fazendo alguns artigos de peso. Passou também uma temporada de dois anos em Portugal, onde conseguiu escrever uma obra. Ele também fez algumas novelas da Rede Globo como: “Estúpido Cupido” e “Bang-Bang”.

Cronica escolhida: "Despedida"
esta cronica fala sobre uma mulher que  partiu sem se despedir e isso gerou um conflito muito grande pois as pessoas que a amavam ficaram muito tristes porem se conformaram e teriam que entender que talvez uma despedida fosse ainda mais  dolorosa e que talvez eles não tivessem se separado, talvez tenha sido a vida a causadora disso.

Ignácio de Loyola Brandão: 
Este era um romancista, contista e cronista brasileiro que nasceu em Araraquara em 31 de julho de 1936. Desde muito pequeno, Ignácio sonhava em encantar a todos através da literatura. Trabalhou para a “Revista Planeta” como editor durante 1972 a 1976. Muitas de suas obras não eram aceitas, ele saiu então do Brasil em 1975 sendo proibido pela censura sendo liberado em 1979.



Crônica escolhida: "O Risco da Meia da Moça"
    a crônica se passa em uma lanchonete onde o pai leva sua filha para tomar café da manhã. Ele parecia estar feliz e observou sua filha comer seu "pão de queijo e chocolate" enquanto havia diversas duvidas em sua cabeça. ela tenta fazer com que seu pai esclareça todas elas porém seu pai parecia ser um homem muito tranquilo e tomava todo o cuidado possível para responder a filha que só parava de falar quando estava comendo. Após entrar uma moça muito bonita na lanchonete seu pai olha discretamente para ela parecendo ficar interessado a quando sua filha faz uma pergunta referente a bela moça ela consegue calar o seu pai..

Um comentário: